Três encontros, dois impostores e uma missão: descobrir quem está sendo verdadeiro. Esse foi o clima de Fake: Encontre o Real, reality show desenvolvido em 2019 como projeto de conclusão de curso de Midialogia (Unicamp), criado por Marcelo Favaretto, Elisa Lino e Marina Moura.
No episódio piloto, a participante Ingrid Silva conheceu três pretendentes em encontros nada tradicionais. Entre eles, dois eram atores interpretando personagens e mentindo sobre tudo: gostos, profissão, histórias de vida. No final, ela precisava escolher quem acreditava ser o verdadeiro – com direito a uma viagem caso acertasse... ou um golpe final caso fosse enganada por um dos fakes.
Atuei na produção de set e na captação dos depoimentos da Ingrid, garantindo que tudo fluísse bem entre um encontro e outro. Também fui responsável por acompanhar os participantes durante toda a gravação, evitando interações fora de hora e garantindo que nenhum tivesse acesso aos depoimentos dos demais.
Um momento que marcou a produção foi durante a prova de paintball, quando a Ingrid teve uma crise de pânico durante a gravação. Coube a mim acalmá-la, dar o suporte emocional necessário e ajudar para que ela se sentisse segura para continuar. Um episódio que reforçou o quanto produção também é cuidado com as pessoas, além de organização e logística.
Em Fake: Encontre o Real, um participante conhecerá três pretendentes em encontros diferentes. Entre os pretendentes, existem dois fakes, atores desempenhando personagens e mentindo sobre sua personalidade, história e gostos e tentando conquistá-lo. Ao final, o participante terá que escolher um deles, que acredite ser o real, para continuar um relacionamento fora do programa.
Ele e o escolhido ganharão uma premiação, para aproveitarem juntos. A menos que o FAKE consiga enganá-lo e seja o escolhido, levando o prêmio para si.
O reality Fake: Encontre o Real ganhou destaque na imprensa e foi tema de uma matéria no portal Gazeta da Metrópole, que abordou a proposta inovadora do projeto e sua origem como trabalho de conclusão do curso de Midialogia na Unicamp.
A reportagem enfatiza como o programa propõe uma reflexão sobre confiança, verdade e aparência, ao colocar o participante frente a três pretendentes – sendo dois deles atores interpretando personagens fictícios.
A matéria completa pode ser lida no site da Gazeta da Metrópole: Alunos da Unicamp lançam reality show .